Você é conhecido de Deus


Você é conhecido de Deus


    "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
    Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó."

Salmos 103:13-14


   


        Constantemente vemos na Bíblia uma comparação entre um pai e seu filho com Deus e aqueles que o temem ou o amam.
        Ninguém nessa terra conhece mais um filho do que seu próprio pai. Ou seja, um filho é conhecido por aquele que o viu nascer, que o educou, que o alimentou e que o protegeu desde o seu nascimento.
        Mas o conhecimento que Deus tem de nós supera muito mais o conhecimento que nós seres humanos temos de nossos filhos; nós só passamos a conhecê-los a partir do seu nascimento e só vamos passar a descobrir seus gostos, suas qualidades e seus defeitos quando eles já atingirem uma certa idade.
        Mas com Deus é totalmente diferente. O salmista Davi no Salmos 139:16 diz: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe,..." Ou seja, o Senhor já contemplava Davi no ventre de sua mãe quando seu próprio corpo ainda estava em processo de formação.
        Semelhantemente Deus disse para o profeta Jeremias em Jeremias1: 5: " Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; Nesse caso Deus vai além de um simples ver a formação do profeta no ventre de sua mãe, Deus diz que ANTES de forma-lo Ele já o conhecia.
        Uma coisa é certa: ninguém nos conhece mais a fundo do que o nosso próprio Criador. Pois Ele nos conheceu antes de sermos formados e seus olhos contemplaram toda nossa formação antes de nossa mãe nos dar à luz.
        Tomando por base esse conhecimento que Ele tem de nós, chegamos até a afirmação de que Ele se compadece de nós assim como um pai se compadece de seu filho. Mas a afirmação vai além dizendo que não são de todos mas sim apenas daqueles que o temem.
        Assim como um pai perdoa um filho que errou e está sempre disposto a perdoar, assim também é Deus com os que o temem. Deus sabe e conhece nosso coração; sabe nossas fraquezas e o que se passa em nossos pensamentos.
        Assim como um pai não suporta ver um filho sofrer de dor, ser maltratado e sofre com o fracasso de seus filhos muitas vezes, assim também Deus sente e se compadece dos seus filhos.
        O salmista diz que Ele conhece nossa estrutura.
         O conhecimento que Deus tem de nós começou ainda lá no Jardim do Éden. Deus com suas próprias mãos se encarregou de formar do pó da terra, ou do barro, aquele que era e é a sua semelhança.
        Ele conhece nossa estrutura porque ele próprio a modelou. Assim como um oleiro trabalha o barro para dele fazer um vaso, assim fez Deus com cada um de nós.
        Ali, como um vaso, nós fomos modelados. O modelo usado naquele trabalho foi a própria semelhança de Deus. O material usado poderia ser ouro, prata e até bronze, mas Deus escolheu a matéria prima mais sem valor que se tinha ali, o barro.
        A semelhança era perfeita mas a estrutura de barro fez do homem um ser totalmente diferente do restante da criação. Mas a pergunta é: por quê o barro? E a resposta é simples: porque o barro é facilmente modelável, após ser levado ao fogo se torna resistente e qualquer defeito se resolve em quebrá-lo e refazê-lo de novo com seus próprios pedaços. Já o ouro, a prata e o bronze é de difícil manuseio, e ao serem levados ao fogo todos derretem.
        Além disso Deus não queria que o homem se sentisse superior a ninguém pela sua estrutura mas sim que tivesse a humildade de reconhecer que o seu bem mais precioso era e é o seu criador.
        Deus nos conhece e sabe tão bem de todas as nossas fragilidades que em Lucas 22:31-34 Jesus deixou bem claro para Pedro que o motivo de Pedro não ter caído em tentação e de não ter sua fé desfalecida foi porque Ele (Jesus Cristo) intercedeu por ele ao Pai, logo após Satanás ter pedido essa permissão.
        Satanás queria tentar Pedro, mas Jesus sabia que a estrutura de Pedro não era forte o suficiente para resistir ao que Satanás queria fazer a ele.
        Mesmo assim Pedro se dirige a Jesus dizendo que estava pronto para morrer com jesus se fosse preciso. E novamente Jesus diz a Pedro que naquela mesma noite Pedro iria negar três vezes que o conhecia, mostrando assim para Pedro, e também para nós hoje, que nós por si só não passamos de pó. Que Ele conhece nossa estrutura e sabe o nosso limite, nossas fragilidades e o grau da nossa fé.
        Mas sabendo da nossa insuficiência e fraqueza, não devemos nos entristecer, mas sim nos alegrar porque Ele, mais do que ninguém, nos conhece e nos ajudará sempre segundo as nossas necessidades. Podemos ter sido sim formados do pó da terra, podemos sim ter nossas fragilidades, mas aquele que nos formou, esse sim está sempre nos guardando e nos contemplando com seu olhar de amor e compaixão.
        Deus está sempre pronto a te socorrer quando for preciso.




escrito por: 
Pr. Adonias Nascimento
M.M.L. Yeshua Hamashiach

Manacapuru/Am

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se desprendendo do que nos afasta de Deus

Você não está Sozinho

A suficiência da Graça de Deus