A porta estreita

A porta estreita



"Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão."
Lucas 13:24


        Que a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo repouse sobre você e sua família meu irmão(ã).
        Talvez você já tenha observado que constantemente estamos nos deparando com situações que requerem de nós uma escolha decisiva.
        Todo ser humano vive uma vida baseada em escolhas; e essas escolhas ditam, muitas das vezes, como será nosso futuro. Aliás, não é incomum nos deparamos com pessoas que dizem estar sofrendo hoje por uma escolha mal feita no passado. Esse tipo de situação, ou de cena, nós vemos aos montes ao nosso redor.
        Se analisarmos um pouco, todos nós já fizemos escolhas erradas uma vez ou outra na vida. E no final, por consequência, colhemos os frutos dessa escolha.
        Há pessoas que hoje vivem um casamento frustrado por não ter escolhido a pessoa certa para estar ao seu lado; há quem sofra por consequência de uma traição por não ter escolhido certo suas amizades; há também outros que vivem uma vida infeliz porque lá trás fizeram escolhas erradas em relação aos lugares que frequentava.
        O versículo em questão e seu respectivo contexto fala exatamente disso.
        Todos nós ouvimos o Evangelho ser pregado em algum momento da nossa vida, e ainda hoje muitos estão ainda a recebe-lo. E quando nós ouvimos o Evangelho pela primeira vez, automaticamente ficamos frente a frente a duas escolhas totalmente diferentes uma da outra, e recebemos em nossas mãos a missão de escolher entre uma delas.
        Essa escolha vai decidir radicalmente como será sua vida, não somente seu futuro mas também seu presente.
        Jesus se refere a essas escolhas como sendo a porta estreita e a porta larga.
        Quando falamos em "porta" temos em mente uma entrada que dar acesso a um  determinado ambiente, e para entrar nesse ambiente é necessário se passar pela porta.
        As portas descritas na palavra de Deus possuem tamanhos diferentes; uma chega a ser dada como larga enquanto a outra é descrita como sendo estreita. Suas formas diferentes uma da outra fazem toda diferença, tanto é que o próprio Jesus faz referencia nesse versículo somente à porta estreita. Mostrando assim que por trás da sua aparência apertada se esconde algo muito valioso e importante.
        Fazendo uso do contexto do versículo citado, Lucas escreve dizendo que enquanto Jesus percorria as cidades e aldeias ensinando à caminho de Jerusalém, alguém lhe faz uma pergunta dizendo: Senhor, são poucos os que se salvam?
        Jesus mediante à pergunta feita, poderia ter respondido que SIM ou que NÃO, mas a resposta para esse alguém recebe soa mais como um conselho do que uma resposta vinda do Mestre. Pois Jesus vai lhe responder dizendo: Porfiai por entrar pela porta estreita,...
        A palavra "porfiai ou porfiar" no dicionário significa: disputar, lutar ou competir.
        Jesus estava dizendo para aquele que lhe perguntou que ele deveria competir, disputar e até, se fosse necessário, lutar para entrar pela porta estreita. Ou seja, a preocupação daquele homem não deveria ser de saber quantos se salvariam mas sim em lutar pela sua própria salvação.
        Jesus ainda declara àquele homem dizendo que muitos procurarão entrar pela porta estreita mas não poderão. Fica claro no versículo que entrar pela porta estreita não é questão somente de querer mas sim de ser digno e de se esforçar para entrar por ela.
        Muitos tem a ideia de que por terem aceitado a Jesus uma vez em sua vida, já é o bastante para ser considerado salvo. Mas Jesus nos deixa claro que para ser salvo e entrar pela porta estreita é uma questão de luta contínua. Você viverá uma luta constante para se manter no caminho que leva à salvação até que se possa passar por ela.
        Diante das palavras de Jesus nos perguntamos: por que muitos procurarão entrar por ela e não poderão? A resposta é óbvia: para passar por ela o homem precisa largar o seu EU de lado, carregar a sua cruz e seguir a Jesus todos os dias. Mas são poucos que estão dispostos a deixarem suas vaidades de lado; seu orgulho; seus desejos pecaminosos; o amor ao dinheiro; e tantas outras coisas que impedem o acesso pela porta estreita.
        Diante disso, a bíblia ainda afirma que essa porta, além de ser de difícil acesso, ela não ficará aberta para sempre; o próprio Jesus diz no contexto que chegará o momento em que "o pai de família" fechará a porta e nesse momento muitos irão bater para que se abra novamente mas será tarde demais. A tristeza daqueles que não passarem pela porta estreita será tremenda a ponto de haver "choro e ranger de dentes" quando os que ficarem de fora virem os salvos no Reino de Deus e eles de fora.
        Amados, a respeito das escolhas que citei no começo, muitas delas fizemos por julgarmos a aparência. Ou seja, muitas das vezes escolhemos pela aparência da situação, e é aí que erramos. Por que você acha que Jesus usou a figura de uma porta estreita para simbolizar o nosso acesso à salvação?
        Lucas não fala sobre a porta larga, mas Mateus 7:13 faz uma declaração sobre a porta larga dizendo que muitos irão passar por ela. A porta é larga, e consequentemente para se passar por ela não se exige nada; não precisa mudar nada, pode falar como quiser, pode se comportar como bem entender, não precisa ser obediente e não se necessita de santidade. Porém a porta larga leva somente a um lugar: a perdição eterna, ou inferno.
        Já a porta estreita é totalmente diferente, muitos tentam passar por ela mas quando veem que não é de qualquer maneira que se deve entrar então logo desistem.
        Irmãos e irmãs, as duas portas lhe foram apresentadas através do Evangelho de Cristo. Você tem à sua frente duas alternativas de escolha. Não podemos seguir ou escolher os dois ao mesmo tempo, e Jesus não intervém em nossa escolha. Mas, através da espada do Espírito, Jesus lhe diz: Porfiai por entrar pela porta estreita!





escrito por: 
Pr. Adonias Nascimento
M.M.L. Yeshua Hamashiach

Manacapuru/Am

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se desprendendo do que nos afasta de Deus

Você não está Sozinho

A suficiência da Graça de Deus