Se desprendendo do que nos afasta de Deus


 

Se desprendendo do que
nos afasta de Deus


"E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai.
Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seu mortos; porém tu vai e anuncia o Reino de Deus.
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus."
Lucas 9:59-62


         A paz do Senhor meu caro irmão(ã).

        A cada passo que damos rumo ao conhecimento da palavra de Deus e de seus ensinos e vontades para nossa vida, a conclusão que tiramos é que é impossível servir a Deus e continuarmos vivendo presos ao nosso passado de onde um dia o Senhor nos tirou.
        Quando conhecemos Jesus e decidimos segui-lo, se torna necessário largar tudo que possa nos atrapalhar na nossa caminhada com Ele.
        Aceitar a Jesus não é uma opção, não é um passatempo, e muito menos uma nova tendência. Mas aceitar a Jesus Cristo é nascer de novo e receber uma nova vida separada do mundo. É deixar de pertencer ao mundo para se tornar peregrino nele, esperando em todo o tempo a nossa verdadeira pátria celestial junto de Deus.
        E nessa nova vida que recebemos não há lugar para o velho homem (Efésios 4:22-24) ou para aquelas práticas do passado que um dia estávamos presas à elas. Pois agora, como diz 2Co 5:17b, "...as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
        
        Temos na palavra de Deus (Lc 9:59-62) dois homens a qual não sabemos seus nomes mas que foram privilegiados por se encontrarem com Jesus naquele dia.
        Dois homens que tiveram experiências diferentes um do outro com Jesus. Pois a um o próprio Jesus faz o chamado dizendo: Segue-me. E a outro o próprio Jesus recebe a afirmação: Senhor, eu te seguirei.
        Tudo parecia uma bênção pois os dois homens estavam interessados em seguir Jesus, mas o que fica em destaque nesta história é que os dois possuíam algo que os impediam de seguirem a Jesus naquele mesmo instante.
        Queriam seguir a Ele, mas em suas vidas haviam certas coisas que lhes faziam olhar para trás.
        O primeiro homem, do versículo 59, recebeu o convite do próprio Jesus, dizendo: Segue-me. Mas a sua resposta foi um pedido. Aquele homem disse que seguiria, mas em primeiro lugar queria enterrar seu pai.
        É impossível acreditar que o pai deste estava morto e que Jesus o tinha chamado em meio à um velório. Mas o correto é crer que o pai daquele homem, que recebeu o chamado do senhor, já fosse de idade avançada, e que ele  queria esperar seu pai morrer primeiro para só depois seguir à Cristo.
        Uma coisa que temos que pôr em nosso coração e mente é que tudo nessa vida pode esperar, menos Jesus. Tudo pode ficar em segundo plano, menos servir e se entregar à Cristo.
        A casa pode ser varrida depois, o almoço pode esperar um pouco para ser preparado, a reunião pode ser adiada, mas aceitar o chamado de Jesus precisa ser prioridade e isso não pode ficar para mais tarde.
        O exemplo desse homem tipifica todos aqueles que ouvem Jesus chama-los mas antes querem terminar aquilo que começaram no mundo, ou fazer aquela viajem que estava programada, ou ir à um lugar onde na presença de Deus não será mais permitido frequentar.
        Os anos passam, Jesus continua chamando, e muitos ainda continuam dizendo: deixa primeiro eu fazer isso ou aquilo e depois eu aceito ao Senhor.
        A resposta de Jesus para este primeiro foi: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o Reino de Deus.
        A resposta de Jesus pareceu dura para ele mas o Senhor deixa duas lições para nós com isso:
        1 - Aqueles que não estão em Cristo Jesus e que não possuem o Espírito Santo são considerados mortos espirituais. E os mortos espirituais não se preocupam com nada que se diz respeito ao Reino de Deus.
        2 - Quando deixamos de ser mortos espirituais e passamos a viver em Cristo, a nossa preocupação deve ser sempre em fazer a vontade de Deus, sabendo sempre que há coisas que outros podem fazer por nós mas que a salvação é individual e não pode esperar.

         O segundo homem, não é chamado diretamente por Jesus, mas fica claro que ele nota a necessidade de segui-lo. Tanto é a clareza que ele próprio diz: Senhor, eu te seguirei... mas semelhante ao primeiro caso este também faz um pedido à Jesus dizendo: ...mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
        O primeiro demoraria mais tempo para seguir Jesus, já o segundo não demoraria tanto tempo assim pois bastava se despedir de seus familiares. Mas longe de comparar os tempos, esse também possuía algo que o prendia. O primeiro era seu pai, a qual não tinha coragem nem força para deixá-lo. Já o segundo queria ter um último momento com sua família antes de seguir o mestre.
        Neste segundo caso Jesus faz a seguinte afirmação: "ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus." Nesta afirmação de Jesus vemos as qualidades daqueles que decidem viver para Deus. Notamos que para seguir Jesus não precisamos apenas nos ajoelhar diante de um altar na presença de um irmão ou irmã e dizer: Eu aceito à jesus!
        Para seguir Jesus verdadeiramente é extremamente necessário se desprender do mundo; é olhar para frente sempre e nunca olhar para trás, pois quando se olha para trás afirmamos ainda sentir saudade daquilo que deixamos. Como diz Lucas 17:32 : "Lembrai-vos da mulher de Ló." Lembrai-vos, diz a palavra de Deus. Porque ao lembrarmos dela vamos ver que ela se tornou uma estátua de sal porque desobedeceu a voz de Deus e olhou para trás quando se lembrou daquilo que estava ficando para trás. Todos os seus bens e riquezas que tinha adquirido naquela cidade.
        Hoje podemos não nos tornar uma estátua de sal, mas algo pior acontece. Porque quando olhamos para trás perdemos o foco daquilo que realmente é importante, no caso a presença de Deus, e acabamos nos desviando do nosso caminho, isto é, da nossa salvação.
        Por esse motivo Jesus deu o exemplo do arado. Pois aquele que põe a mão no arado precisa estar com seu olhar firmado para frente, pois caso contrário, ele acaba saindo do seu curso original e seu trabalho é interrompido.
        Notemos que nos dois casos Jesus não os obrigou a segui-lo mas deixou claro que quem quiser assim fazer precisa se desprender de tudo e fazer do Senhor sua prioridade. Pois Deus não tem prazer naquele(a) que decide segui-lo mas que constantemente está olhando para o lugar de onde saiu com desejo de voltar.
        Sempre digo que jamais devemos nos esquecer de onde o Senhor nos tirou, pois esse é o nosso testemunho. Mas jamais devemos sentir desejo ou saudade de voltarmos para lá novamente.
        Tem uma frase que li recentemente que dizia: "Tirar o povo do Egito foi fácil; mas tirar o Egito do povo é que foi o difícil." E outra frase dita por Jhon Wesley diz: "A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão."
        É muito difícil se desprender de algo. Eu mesmo sofri muito no começo para se desprender de tudo o que aprendi no mundo. Foi uma luta dia após dia, mas eu entendia e entendo até hoje, que era e é necessário largar tudo para estar com Jesus.
        Diante desse texto te digo meu irmão(ã): Desprenda-se te tudo o que pode te afastar de Deus.





escrito por: 
Pr. Adonias Nascimento
M.M.L. Yeshua Hamashiach

Manacapuru/Am

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não está Sozinho

A suficiência da Graça de Deus