CRER É A MELHOR ESCOLHA

 


CRER É A MELHOR ESCOLHA

"E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente."
Marcos 5:36

        A Bíblia nos apresenta inúmeros momentos em que Deus diz à alguém as seguintes palavras: não temas!
        No dicionário, o significado de temer é: sentir medo.
        De um modo geral não há ninguém nesse mundo que não sinta medo ou temor de algo. Aliás, o medo faz parte do ser humano.
        O medo é comum e as situações que motivam o medo são várias. Há pessoas que têm medo do desemprego, medo da violência, medo de adoecer e medo da morte.
        O medo pode até fazer parte de cada um de nós, mas Deus, através da sua santa palavra, nos ensina que devemos lutar contra nossos medos interiores e usar uma arma poderosa contra o medo, a nossa fé!
        Crer em Jesus Cristo é a melhor escolha que temos diante dos temores que nos cercam.
        O texto de Marcos 5:21-43 nos mostra Jesus, envolto por uma grande multidão,  tendo um encontro com um homem chamado Jairo junto ao mar. Este, segundo Marcos, era um dos principais da sinagoga.
        Tudo indica que Jairo não estava ali por acaso. Ele sabia que Jesus estaria ali naquele lugar e momento.
        Jairo era um homem sábio na lei, e, por ser um dos principais da sinagoga, ele tinha a responsabilidade da direção dos cultos e de  pregar e esclarecer as escrituras e as leis. Com tudo isso Jairo era respeitado e até admirado por muitos devido sua posição entre os judeus.
        Mas analisando o enredo da história, vemos que Jairo não se importou com o que algumas pessoas pensariam a seu respeito, pois ao ver Jesus à beira do mar, Jairo se prostrou aos pés de Jesus.
        O gesto de reverência, ou até, para muitos, de humilhação, seguia-se de um grande clamor pela sua filha, pois a mesma estava moribunda. A filha daquele homem estava morrendo. Ali, diante de Jesus, não era o pedido de socorro de um líder religioso que ecoava no meio da multidão, mas sim de um pai aflito e com medo de perder sua filha.
        A menina tinha pouco tempo de vida e Jairo vê em Jesus sua única solução. Ele cria que se Jesus colocasse suas mãos sobre a menina ela seria curada.
        Jesus, como sempre, não rejeita o apelo de socorro de ninguém. O mestre nesse momento segue aquele homem até sua casa mas em meio ao caminho, a palavra de Deus diz que Jesus é parado por um toque de fé em meio a grande multidão que o seguia e o apertava. Naquele momento Jesus ainda passa alguns minutos falando a uma mulher que acabara de ser curada de seu fluxo que durara 12 anos.
        A bíblia não diz quanto tempo Jesus passou falando com aquela mulher, mas podemos ter a certeza que cada minuto, para Jairo que estava esperando, era uma eternidade, pois quando Jairo saiu de casa a menina se encontrava à beira da morte e cada minuto era crucial. Talvez, naquele momento, Jairo pensava: Não vai dar tempo dele chegar lá. Ou talvez: Será que ainda está viva? Ou seja, o medo dentro dele era grande!
        Não precisa estar escrito para sabermos que o medo estava assombrando Jairo, pois um pai ou uma mãe nessa situação sentiria o mesmo.
        Mas quando lemos a palavra podemos notar uma certa tranquilidade da parte de Jesus em meio ao desespero do pai. Pois ao ser tocado, Jesus para pra querer saber quem lhe tocara.
        Fica nítido no texto que a mulher, em meio a multidão, ficou instantaneamente curada quando tocou Nele. Não parecia ser necessário parar pois a mulher já estava bem e a filha de Jairo ainda não. Mas Jesus demonstra nessa mensagem que por cada um de nós ele é capaz de parar para nos ouvir, nos abençoar, nos confortar... Aliás, nós somos para ele filhos, e qual pai não se importa com seus filhos?
        Jesus ter parado não quer dizer que Ele não se importava com Jairo e nem com a situação em que sua filha se encontrava. Ao contrário, Jesus parou porque Ele tinha o controle de toda situação mesmo que não parecesse.
        O apóstolo Marcos descreve que estando Jesus ainda falando com a mulher, Jairo recebe a notícia que não queria receber. Agora sua filha se encontrava sem vida. Parecia ser tarde demais.
        Agora, dentro de Jairo, o medo deu lugar à tristeza. Talvez um questionamento tenha lhe subido ao coração: Por que parou se minha filha precisava mais? Se tivesse se apressado mais teria dado tempo!
        Milhões de coisas talvez tenham passado na mente de Jairo naquele momento. E se não bastasse, junto com a notícia vem um conselho: Não enfades mais o mestre! Em outras palavras o conselho daqueles homens queria dizer que, agora, o mestre não poderia fazer mais nada por Jairo e sua filha.
        Tem um ditado no mundo que diz: "A voz do povo é a voz de Deus." Mas a palavra de Deus contesta totalmente esse pensamento, pois nem sempre o conselho de alguém sem o conhecimento de Deus é aplausível ou aceitável.
        Quando Jesus ouve aqueles mensageiros dando a notícia à Jairo e o aconselhando a desistir de buscar ajuda do mestre, Jesus dirige uma palavra à Jairo que o anima e reacende novamente sua esperança: "Não temas, crê somente."
        Jesus estava literalmente dizendo: Não tenha medo! Continue crendo!
        As circunstâncias traziam desespero, pois o que mais Jairo temia aconteceu. E Jesus conhecendo o coração de Jairo, assim como conhece também o meu e o seu, Ele o conforta fazendo com que ele continue a acreditar no milagre e deixe o medo de lado.
        Seguindo o caminho, Jesus chega à casa de Jairo, e naquele lugar, segundo o que diz Mateus 9:23, Jesus e também Jairo se deparam com um velório montado. Segundo o costume judeu, a dor da perda seguia-se ao som de instrumentistas e pessoas pagas para chorarem.
        É incrível imaginar, mas tudo leva a crer que somente Jairo cria que para sua filha tinha solução pois ainda a menina estando viva, mas próxima à morte, já tinham preparado um velório!
        A falta de fé de todas aquelas pessoas fica nítida quando Jesus diz na casa que a menina não estava morta mas dormindo. Pois quando todos ouvem Jesus dizer essas palavras, muitos riram dele.
        Mas como Jesus não precisa de opinião humana para agir e nem toma conselho de nós que somos falhos e imperfeitos. Jesus faz todos saírem da casa, exceto o pai, a mãe e seus três discípulos que trouxe consigo para testemunhar. E ao entrar no quarto onde a menina estava, Jesus toma a menina pela mão e diz as seguintes palavras: Talitá cumi (isto é: Menina, a ti te digo: levanta-te).
        E no mesmo instante a menina se levanta e começa a andar!
        O medo da morte agora não existe mais pois o dono da vida estava dentro da casa! Ele não chegou a tempo de curar antes da morte mas ele pôde dar a vida!
        O próprio Senhor Jesus Cristo diz em João 11:25: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
        Você não precisa temer nenhum mal. Ele tem poder sobre a morte. Ele cura, salva, transforma vidas e faz o que ninguém pode fazer por mim e por você, mesmo que alguém nos diga que não tem mais jeito!
        Meu caro irmão(ã), diante dessa palavra Jesus deixa bem claro para mim e para você: Não temas, creia somente! Deixe o medo de lado e escolha apenas crer Nele!
        Deus lhe abençoe!








escrito por: 
Pr. Adonias Nascimento
M.M.L. Yeshua Hamashiach
Manacapuru/Am

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se desprendendo do que nos afasta de Deus

Você não está Sozinho

A suficiência da Graça de Deus